BONECOS DE VENTRÍLOQUO




A transmissão de um comunicado conjunto em todas as cerca de 200 estações de TV que pertencem ao Sinclair Broadcast Group, nos Estados Unidos, chamou a atenção para um grave problema não apenas na terra do Tio Sam, mas em todo o mundo: a concentração dos meios de comunicação.

Quanto mais jornais, revistas, rádios, TVs e portais de Internet nas mãoes de um mesmo grupo, maior a possibilidade da propagação de um discurso único, com enorme interferência em questões políticas, econômicas ou sociais junto à opinião pública.

O roteiro do link abaixo é um suporte às declarações do presidente norte-americano Donald Trump sobre como a imprensa tenta desestabilizar seu governo atravé das FAKE NEWS (notícias falsas).




O roteiro lido por âncoras coast to coast, guardada a livre tradução, é este:

Olá, sou (A) ____________ e sou (B) _________________…

(B) Nossa maior responsabilidade é servir nossas comunidades do _______ (localidade). Estamos extremamente orgulhosos do jornalismo equilibrado e de qualidade que a __________(nome da emissora) produz.

(A) Mas estamos preocupados com a tendência preocupante de notícias irresponsáveis ​​e unilaterais que assolam nosso país. O compartilhamento de notícias tendenciosas e falsas tornou-se muito comum nas mídias sociais.

(B) Mais alarmantes, alguns meios de comunicação publicam essas mesmas histórias falsas… histórias que simplesmente não são verdadeiras, sem checar os fatos primeiro.

(A) Infelizmente, alguns membros da mídia usam suas plataformas para impulsionar seu próprio preconceito e sua agenda pessoal para controlar "exatamente o que as pessoas pensam" ... Isso é extremamente perigoso para uma democracia.

(B) Na ________ (nome da emissora) é nossa responsabilidade buscar e denunciar a verdade. Entendemos que a verdade não é politicamente de esquerda ou de direita. Nosso compromisso com a elaboração de um noticiário factual é a base de nossa credibilidade, agora mais do que nunca.

(A) Mas somos humanos e às vezes nossas reportagens podem falhar. Se você acredita que nossa cobertura é injusta, entre em contato conosco visitando nosso site e clicando em PREOCUPAÇÕES DE CONTEÚDO. Nós valorizamos seus comentários. Nós responderemos de volta para você.

(B) Nós trabalhamos muito duro para buscar a verdade e nos esforçamos para ser justos, equilibrados e comprometidos com os fatos... Consideramos nossa honra, nosso privilégio, entregar as notícias com responsabilidade todos os dias.

(A) Obrigado por assistir e agradecemos o seu feedback.

O discurso "isentão" tenta vender imparcialidade, produto que vive em falta nos "supermercados da informação." Trata-se da mera reprodução de um discurso governamental que tenta desacreditar meios de comunicação não alinhados à Casa Branca.


Aliado a Trump, o Sinclair Broadcast Group é uma empresa de telecomunicações americana de capital misto, sendo que o controle acionário pertence à família do fundador da empresa, Julian Sinclair Smith. Com sede em Hunt Valley, Maryland, a empresa é a maior operadora de televisão dos Estados Unidos em número de estações e a maior em cobertura total; possui ou opera um total de 193 estações em todo o país. E esse número pode subir para 233,  depois que todas as vendas propostas atualmente forem aprovadas. Esses canais chegam a aproximadamente 40% dos domicílios americanos. A Sinclair também possui quatro redes multicast digitais (Comet, Charge !, Stadium e TBD) e uma rede de cabo (Tennis Channel), e possui ou opera quatro estações de rádio.



E o que dizer dos profissionais que foram expostos a esse vexatório jogral republicano?
Com certeza, nem todos estavam de acordo, mas lá, como aqui, o mercado impõe sapos a engolir. E cabe a cada um saber o tamanho de sapo que cada garganta aguenta.
Ou se aceita o discurso de "MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO", ou pede-se o boné e vai embora


Comentários

Postagens mais visitadas