UM "VELHO" JORNALISTA NAS "NOVAS" MÍDIAS

A dica foi da amiga e ex-aluna Letícia Sallorenzo.
Dan Rather, um dos mais importantes jornalistas da história da TV americana mostra, aos 86 anos, que ainda é possível fazer jornalismo de qualidade, mesmo (ou apesar de) fora dos grandes meios de Comunicação.


Foram 44 anos como o "rosto" do jornalismo da rede CBS. Rather também comandou o programa 60 minutes, o mais prestigiado da terra do Tio Sam. Mas sua saída foi bem traumática e envolveu a Casa Branca.
A história foi contada no filme Conspiração e poder (Truth) com Robert Redford e Cate Blanchet e se passa em 2004, durante a campanha presidencial em que George W. Bush buscava a reeleição. A produtora Mary Mapes tinha indicações de que Bush teria feito uso de contatos políticos para não ir ao front na Guerra do Vietnã, em 1968 – seu pai, George Bush, já era uma figura influente no Texas.


Mary obteve documentos e depoimentos que sustentavam as suspeitas. Rather apresentou a denúncia no 60 Minutes de 8 de setembro de 2004, com repercussão bombástica. Uma campanha ganhou corpo na internet, com sites e blogs favoráveis a Bush, apresentando argumentos que colocavam em suspeita pontos da reportagem. A CBS foi acusada de usar documentos forjados e fontes pouco confiáveis – alegavam que os documentos eram cópias passíveis de contestação, apesar dos fortes indícios da sua veracidade e dos registros reunidos pela apuração. Para complicar ainda mais a situação dos jornalistas, muitos entrevistados voltaram atrás em suas declarações.
Mary foi demitida e Rather teve que pedir desculpas em público. Depois disso foi colocado "na geladeira" e acabou deixando a emissora.
Agora Dan Rather volta e mostra que ainda tem prestígio. Já são quase 2 milhões e meio de seguidores no Facebook.
No link abaixo, uma entrevista concedida por ele ao jornal The Washington Post
https://www.washingtonpost.com/national/health-science/older-and-wiser-at-86-dan-rather-is-making-a-name-for-himself-on-facebook/2017/11/10/d7b5283a-c322-11e7-84bc-5e285c7f4512_story.html?tid=sm_fb&utm_term=.a5b1ed03c980

Ficou curioso? Faça uma visita ao cara.
Jornalismo bom, não envelhece.

Tradução: Jornalismo é aquilo que os poderosos querem manter escondido

Comentários

Postagens mais visitadas