CATALUNHA: TUDO MENOS O SILÊNCIO



Através da querida coleguinha Rosane Serro, chegou até mim a notícia do protesto feito por jornalistas da TVE, emissora estatal espanhola. Eles alegam que, pelo fato do governo espanhol ser contra a emancipação da região da Catalunha, a cobertura do referendo de emancipação da Catalunha foi pífia e tendenciosa. A emissora não teria mostrado à populção do país o que realmente aconteceu no domingo, primeiro de outubro. 
Os jornalistas pediram, inclusive, a demissão do Diretor de Informativos, José Antonio Alvarez Gundín. Detalhes no link do jornal El País, abaixo.


Protesta en la redacción de Torrespaña.






A ação policial, ordenada pelo governo de Madri, foi violenta. A ordem era evitar que a votação do referendo para a emancipação da Catalunha fosse impedida. Resultado: 844 feridos.Este vídeo veiculado pelo Huffington Post dá uma amostra do que aconteceu.


Outra rara demonstração de defesa da democracia veio do jogador catalão Gerard Piqué. Em uma declaração emocionada. ele lembrou dos anos obscuros da ditadura franquista, quando ninguém podia votar e condenou a violência das forças de segurança. Em tempos em que jogadores de futebol se tornaram superstars e que preferem se calar para preservar sua imagem e não desvalorizar seus milionários passes, a atitude de Piqué é um alento.


O Barcelona, para não atrapalhar o referendo, pediu o adiamento de sua partida pelo Campeonato Espanhol. Como teve a solicitação negada, jogou com os portões fechados e ainda estampou em seus placares a palavra DEMOCRACIA.


A Catalunha, para leigos, é só a região onde fica Barcelona, terra de Messi e companhia, mas a preocupação de ficar sem ela vai muito além dos gramados e deixa o governo espanhol de cabelos em pé. Veja as razões nessa reportagem especial do site de O Globo:



O que vai acontecer com a Catalunha ainda é impossível saber. 
O que dá para prever é que, aqui, no Brasil, nunca veremos manifestações como a das redações da TVE.
Infelizmente...

Comentários

Postagens mais visitadas